Quinta-feira, 2 de Outubro de 2008

No ecrã fala-se francês

Dura um mês e passa por cinco cidades. A Festa do Cinema Francês é mais um dos festivais de cinema a conseguir uma crescente fidelização de público e começa hoje. Aqui fica o artigo que está agora publicado no sítio do costume.

 

Há 45 longas-metragens e 25 antestreias nacionais em tournée por cinco cidades do país. Mais do que filmes, há uma exposição, convidados e até a Cinemateca dá uma mãozinha. A primeira a falar francês vai ser Lisboa…pelo menos no grande ecrã. A Festa do Cinema Francês começa hoje no Cinema São Jorge.

O vencedor do Festival de Cannes deste ano, A Turma (Entre les Murs) de Laurent Cantet, e Valse avec Bachir de Ari Folman, o documentário em animação que causou burburinho pela Croisette, são apenas alguns dos filmes-estrela a passar pela edição deste ano da Festa do Cinema Francês. O festival organizado pelo Instituto Franco-Português vai já na nona edição e mostra que tem um cartaz cada vez mais ilustre e um público cada vez mais dedicado.

O filme de abertura para esta noite, Mulheres de Guerra (Les Femmes de l`ombre), de Jean-Paul Salomé, é uma história passada durante a Segunda Guerra Mundial e centrada em cinco mulheres. Do elenco fazem parte, entre outros, Sophie Marceau, Julie Depardieu e Déborah François, esta última que estará presente no São Jorge junto ao realizador para ajudar a apresentar a fita.

O certame segue na capital até ao próximo dia 12, dividindo-se entre a sala escolhida para a abertura, o Instituto Franco-Português e até a Cinemateca Portuguesa que dedica também a sua programação de Outubro às grandes divas do cinema francês. Nas matinés da cinquentenária casa do cinema vão estar senhoras como Catherine Deneuve, Jeanne Moreau ou Simone Signoret.

E porque os festivais de cinema não se fazem só de filmes, estará patente na Brasserie Flo uma exposição fotográfica com o título «Faces of French Cinema», da autoria de Fabrizio Maltese.

Depois, começa a digressão nacional. A Festa do Cinema Francês segue para mais quatro cidades (Almada, Coimbra, Porto e Faro) e apresentará pela primeira vez alguns dos filmes em cartaz fora da capital. Por exemplo, o vencedor da Palma de Ouro em Cannes, A Turma (Entre les Murs) será exibido apenas no dia 29 de Outubro em Faro.

Nove filmes vão competir pelo prémio do festival, que atribui 5 mil euros ao distribuidor que compre a obra vencedora mas, este ano, há o novo Prémio do Público para oferecer a fitas que não tenham sido adquiridas pelos distribuidores portugueses.

Nesta nona edição, há ainda mais duas novidades, ou melhor, duas novas secções: para além da secção principal, foram criadas Cannes em Portugal, que homenageia os 40 anos da Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes, e Paris-Lisboa, que apresenta filmes rodados nas duas cidades. A secção com o nome das duas metrópoles integra obras tão diversas como Belarmino, de Fernando Lopes, ou A Canção de Lisboa, de José Cottineli Telmo e Dans la ville blanche, de Alain Taner.

Só a 2 de Novembro, já pelo Sul do país, será exibida a última película, O Segundo Fôlego (Le Deuxième Souffle), de Alain Corneau. Será apenas nessa altura que se fecharão as portas da Festa do Cinema Francês. Pelo menos até ao próximo ano.

 

publicado por Quanto Mais Quente Melhor às 09:51
link do post | comentar

mais sobre mim

pesquisar

subscrever feeds

posts recentes

Em coma...como a Noiva de...

Estrelas de cinema na pub...

Ensaios de luxo

Uma visita com Walt

Desculpas e mais desculpa...

O Sítio das Coisas Selvag...

Trailer de The Lovely Bon...

Ela quase emigrou mas est...

arquivos

Janeiro 2010

Outubro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

tags

todas as tags

links