Quinta-feira, 31 de Janeiro de 2008

O obrigatório Sweeney Todd: Visão apurada do gótico e do gore

Se alguns acreditam que Sweeney Todd existiu realmente e que matou 160 pessoas na Londres do século XVIII, a grande maioria não tem dúvidas de que é uma personagem fictícia. O homem que afinal não terá instalado a sua cadeira em Fleet Street nem terá usado as suas lâminas de prata nos finos pescoços dos clientes, chega agora ao grande ecrã pela mão de Tim Burton. O cineasta faz renascer o sangrento barbeiro londrino e prova que ele continua a fazer jorrar litros de sangue como ninguém.

Apareceu pela primeira vez no texto «The String of pearls: A romance». Cresceu para ganhar forma como peça de teatro, foi adaptado para a televisão e ganhou lugar no cinema. Mas nada levaria o nome Sweeney Todd tão longe como o musical de Stephen Sondheim o fez. O compositor, com a proeza de ser o único americano a ter vencido um Óscar, um Tony, um Grammy, um Emmy e um Pulitzer, pôs o espectáculo em cena durante anos e, hoje, ele continua a ser adaptado pelo mundo fora. Mesmo que pouco mais se conheça, não há quem não saiba que Sweeney Todd é um terrível barbeiro assassino.

Tim Burton, já se sabe, tem uma relação profissional com Johnny Depp desde Eduardo Mãos de Tesoura. Os dois assumem a confiança mútua e o actor já disse por várias vezes que não tem medo de entrar no estranho mundo de Burton porque sabe que nunca parecerá ridículo, mesmo que as personagens sejam as mais bizarras.

O cineasta partiu para a aventura de juntar ao nome do barbeiro mais famoso do mundo o seu imaginário e os «seus actores». A saber, o amigo Depp e a mulher Helena Bonham Carter. Ofereceu-lhe o papel de Benjamin Barker, aliás Sweeney Todd, e reservou para ela a neuroticamente apaixonada Mrs. Nellie Lovett. E a equipa triunfou.

Mas «Sweeney Todd» é um musical. Como seria ver um elenco que não canta a cantar, usando os atributos vocais com que veio ao mundo? A resposta revela-se pouco depois da estranheza inicial. As músicas são interpretadas de forma sangrenta quando precisam de o ser, de maneira mais doce (na medida certa) quando o ritmo assim o pede e com uma carga dramática pesadíssima, se o filme precisar dela para contar a história da vingança do barbeiro.

Porque a história é essa. A de um barbeiro que se quer vingar. Há quinze anos atrás, quando estava casado e feliz junto à mulher e à pequena filha, o também terrível Juiz Turpin (Alan Rickman) prendeu-o e quis roubar-lhe a esposa. Agora, de volta a Londres, segundo os protagonistas, o sítio mais inesquecível do mundo, o barbeiro bonzinho é um homem amargurado, com uma sede de vingança insaciável. Transformou-se, mudou de nome e prometeu matar os que o tramaram.

Instala-se na sua antiga barbearia, por cima do local onde a senhora Lovett faz as suas intragáveis empadas, recupera a sua antiga cadeira e, para que o seu braço fique completo, pega de novo nas suas lâminas.

Mas aquela que prometia ser uma pequena grande vingança, acaba por se tornar numa série de assassinatos com rios de sangue a escorrer e muitas gargantas esfaqueadas.

O realizador cria um cenário de luz escassa, muitos cinzentos e muito, mas muito, vermelho (alguns poderão lembrar-se das cores de «A lenda do cavaleiro sem cabeça»). As visões góticas que lhe são tão caras acolhem um gore necessário para não adocicar aquilo que se quer amargo.

O «Sweeney Todd» de Tim Burton, como tudo o resto na sua carreira, é imaginativo, atento aos pormenores e surge rejuvenescido. Na idade (os actores do musical rondavam a casa dos 50 ou 60) e na forma, o realizador fez a adaptação cinematográfica que qualquer musical sonharia em ter, sem nunca passar para lá do trágico nem atravessar para além da mágoa e do romance que é essencial à história.

O sempre irrepreensível Johnny Depp quase é ofuscado pela obssessiva encarnação de Helena Bonham Carter e Alan Rickman é um vilão com mal a sair pelos poros. Vale a pena não esquecer que nos créditos finais está ainda o nome de Sacha Baron Cohen. Ele é Pirelli, o concorrente de profissão de Sweeney Todd e protagoniza o lado cómico que se destina a aliviar o clima cortante de todo o filme. Na cadeira de Todd a lâmina é afiada, talentosa, perfeita. No filme de Burton a história repete-se.

publicado por Quanto Mais Quente Melhor às 15:16
link | comentar
4 comentários:
De Knoxville a 31 de Janeiro de 2008
Este é imperdível. Ainda quero ir ver o Cloverfield antes (amanhã), mas antes de Domingo não me escapa mais um de Burton ;)
De Quanto Mais Quente Melhor a 1 de Fevereiro de 2008
Não percas!

Beijinhos :)

Comentar post

mais sobre mim


ver perfil

seguir perfil

. 85 seguidores

pesquisar

subscrever feeds

posts recentes

Em coma...como a Noiva de...

Estrelas de cinema na pub...

Ensaios de luxo

Uma visita com Walt

Desculpas e mais desculpa...

O Sítio das Coisas Selvag...

Trailer de The Lovely Bon...

Ela quase emigrou mas est...

arquivos

Janeiro 2010

Outubro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

tags

todas as tags