Quinta-feira, 8 de Novembro de 2007

EFF (já faço uso da sigla) novamente

Já falámos sobre o European Film Festival mas visto que hoje fiz um apanhado mais elucidativo sobre o que por lá se vai passar decidi deixá-lo aqui. Cheguei agora daquelas bandas, depois de uma conversa (infelizmente colectiva) com o ilustre Pedro Almodóvar e da homenagem que lhe foi feita. Gostei da atitude do senhor e da disponibilidade e paciência que demonstrou para com os jornalistas. Pena é que se recuse a falar do seu próximo filme. Aqui fica o dito resumo. Passem por lá se o tempo vos permitir.

O cenário merece passadeira vermelha. Os convidados não passam despercebidos. O catálogo está bem recheado. O European Film Festival instala, a partir de hoje, a sua primeira edição no Estoril e pretende virar os olhos do cinema para Portugal. À frente do certame não poderia estar outro português que não ele. Paulo Branco quer fazer do Estoril a Croisette portuguesa.

Pedro Almodóvar e muitos dos nomes que já pertencem ao seu universo, bem como Emanuel Ungaro, Dominique de Villepin e Chiara Mastroianni são algumas das figuras com presença confirmada neste novo festival de cinema dedicado à indústria europeia mas que se afirma de portas abertas para outras amostras.

A partir de hoje e até ao próximo dia 17, O European Film Festival (EFF) vai dividir exibições entre o Casino Estoril e o Cascais Villa.

Em competição estão filmes como Actrices de Valeria Bruni-Tedeschi, Madonnen de Maria Speth e Le Tuer de Cédric Anger. O director do festival e produtor independente Paulo Branco pediu para que nada desviasse o olhar destes catorze filmes a concurso. Os vencedores serão galardoados com os prémios máximos da Nau de ouro e da Nau de prata.

A exigência é difícil de atender tendo em conta que há muitos chamarizes no cartaz do EFF para além dos filmes em competição. Pedro Almodovar tem direito a homenagem com 16 dos seus filmes a passarem pelos écrãs do Estoril e com uma gala de abertura, já esta noite, a dedicar-lhe todas as atenções.

David Lynch é outros dos nomes em destaque. Não estará por cá para ver mas será apresentada uma retrospectiva de grande parte da sua obra com passagem mandatória por títulos como Mulholland Drive, Blue Velvet e The straight story. Por algumas noites dentro serão apresentados episódios da sua aclamada série Twin Peaks e para a representar estará presente a sempre eterna Laura Palmer, no mundo real a actriz Sheryl Lee.

Fora da competição e deste circuito de homenagens vão estrear algumas fitas mostradas pela primeira vez este ano no Festival de Cannes. Entre elas está Eastern Promises de David Cronenberg, que já passou por uma sessão de imprensa, Redacted de Brian de Palma e Quatro meses, três semanas e dois dias do romeno premiado com a Palma de Ouro em Cannes, Cristian Mungiu.

Mas o EFF não se resume aos filmes. Entre as sessões vai haver ainda tempo para alguns concertos de nomes como Rodrigo Leão, Bernardo Sassetti e Victoria Abril e Putcheros do Brasil. Também no programa estão as tradicionais master classes com Werner Schroeter, Dominique de Villepin e Emanuel Ungaro. Quanto a Pedro Almodóvar vai sentar-se à mesa com o público português e responder às suas perguntas numa sessão aberta marcada para amanhã às 17h30.

Paulo Branco garante que «o festival vai ter muitas surpresas» e que «possivelmente ainda vamos conseguir confirmar a presença de mais nomes». Afinal, festival internacional que o é tem de ir criando suspense a todo o momento. Para quem quer trazer o cinema até Portugal, o EFF parece estar a adoptar a estratégia dos grandes.
publicado por Quanto Mais Quente Melhor às 22:51
link do post | comentar

mais sobre mim


ver perfil

seguir perfil

. 86 seguidores

pesquisar

subscrever feeds

posts recentes

Em coma...como a Noiva de...

Estrelas de cinema na pub...

Ensaios de luxo

Uma visita com Walt

Desculpas e mais desculpa...

O Sítio das Coisas Selvag...

Trailer de The Lovely Bon...

Ela quase emigrou mas est...

arquivos

Janeiro 2010

Outubro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

tags

todas as tags